O Plano Estadual de Cultura é um documento que tem por objetivo definir, planejar e coordenar, a execução das políticas públicas de cultura do Estado de São Paulo. É um planejamento estratégico com visão de 10 anos. Faz parte dos compromissos assumidos pelo Estado de São Paulo quando de sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura.
O Plano não é da Secretaria, mas sim do estado. É elaborado com o apoio da Secretaria, mas conta com a participação da sociedade civil, dos segmentos culturais e da iniciativa privada.
A coordenação dos trabalhos para a elaboração e redação do Plano é da Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano Estadual de Cultura do Estado de São Paulo, que está em processo de formação e deverá ser instituída em agosto de 2014, conforme resolução publicada pela Secretaria de Cultura do Estado.
Ao fim do processo de construção, o Plano será submetido à consulta pública. A última etapa é sua aprovação junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na forma de uma Lei.