4. Fortalecer a transmissão do conhecimento, dos saberes e práticas das “mestras(es)”, “povos” e “comunidades” tradicionais entre as diferentes gerações.
Objetivo 4.1 Incentivar os processos de transmissão de conhecimentos dos saberes e práticas das “mestras(es)”, “povos” e “comunidades” tradicionais entre as diferentes gerações.
Ação 1 – Instituir programas, projetos e ações para a elaboração e transmissão de conhecimento da cultura indígena, afro-brasileira, popular e tradicional e de seus detentores para a valorização das identidades dos indivíduos, grupos e comunidades, respeitando e valorizando suas próprias estratégias e inciativas.
Meta 1 – Apoiar e fomentar iniciativas que valorizem e estimulem os indivíduos dos povos, das comunidades, das expressões, das linguagens, dos patrimônios e das manifestações artísticas e culturais indígenas, afro-brasileiras, ciganas, popular, tradicional e LGBTT no reconhecimento das formas próprias de produção de conhecimento e seus métodos tradicionais de ensino-aprendizagem, e a transmissão destes conhecimentos às suas próprias comunidades e grupos.
Meta 2 – Fortalecer a inclusão de indivíduos dos povos, das comunidades, das expressões, das linguagens, dos patrimônios e das manifestações artísticas e culturais indígenas, afro-brasileiras, ciganas, popular, tradicional, LGBTT e pessoas com deficiências por meio de cotas no ensino superior, em parceria com Universidades Estaduais, bem como nos cursos de especialização, presencial e a distância, junto à CAPES.
Meta 3 – Distinguir 2 mil trabalhadores da cultura com saberes reconhecidos e certificados pelo Ministério da Educação (MEC).