8. Promover condições para a manutenção e desenvolvimento da produção, circulação e fruição das expressões, das linguagens, dos patrimônios e das manifestações artísticas, das culturas populares, indígenas, afro-brasileiras, ciganas, quilombolas, hip hop e tradicionais, respeitando os modos próprios de expressão e organização de seus membros.
Objetivo 8.1 Promover a comunicação, difusão e produção de valores culturais, por meio do rádio, tv, internet, revistas e jornais que circulem com valores que simbolizam a cultura regional de seu povo.
Ação 1 – Instituir programas, projetos e ações de reconhecimento e valorização da arte e das manifestações artísticas culturais afro-brasileiras.
Meta 1 – Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, instituir programa de reconhecimento de mestras e mestres das culturas indígenas, afro-brasileiras, ciganas, populares, tradicionais e mestres do circo.
Meta 2 – Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura instituir programa de reconhecimento de artistas e espaços culturais (teatros, centros culturais, museus, cinemas, territórios) indígenas, afro-brasileiros, hip hop, ciganos, populares, tradicionais, LGBTT e pessoas com deficiências.
Meta 3 – Valorizar as artes plásticas e visuais indígenas, afro-brasileiras, ciganas, populares, tradicionais, LGBTT e pessoas com deficiências em toda sua diversidade de expressões, tradicionais e contemporâneas.
Meta 4 – Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural (UFDPC), Sistema Minc, Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), implantar ao menos 01 Pontão de Culturas Indígenas, 01 Pontão de Cultura LGBTT, 01 Pontão de Cultura Cigana e 01 Pontão de Cultura Negra no Estado, com a finalidade de promover a articulação, mobilização e formação em Rede.