15. Universalizar o acesso às artes e às culturas.
Objetivo 15.1 Desenvolver e ampliar os espaços culturais existentes no Estado de São Paulo, inclusive os da Secretaria de Estado da Cultura, garantindo a ocupação cultural continuada e o contato das pessoas às culturas.
Ação 1 – Construir espaços públicos de cultura.
Meta 1 – Construir um teatro multiuso, com estrutura para atividades circenses, em cada cidade com mais de 50 mil habitantes.
Meta 2 – Construir e implementar um espaço cultural multiuso em cada cidade do estado de São Paulo que não disponha de um equipamento cultural público.
Meta 3 – Recuperar os espaços culturais existentes que estejam degradados.
Objetivo 15.2 Estabelecer redes de equipamentos culturais
Ação 1 – Estimular a criação de calendário cultural nos municípios e garantir sua ampla divulgação.
Meta 1 – Construir uma plataforma digital para divulgação de todos os projetos aprovados no ProAC Edital e ICMS para que a sociedade possa acompanhar as realizações selecionadas.
Ação 2 – Ampliar o acesso em todos os programas da SEC atendendo crianças, adolescentes, jovens adultos, idosos e pessoas com deficiência.
Ação 3 – Manter e ampliar ações nos espaços culturais – inclusive praças, ruas e quadras de escolas de samba – descentralizados para a ampliação do fomento, da produção, difusão, fruição e circulação das culturas populares e movimentos culturais criados por mestras(es) locais, artistas, coletivos, organizações não governamentais e comunidades locais.
Objetivo 15.3 Promover a apropriação social das tecnologias da informação e da comunicação para ampliar o acesso à cultura e suas possibilidades de produção, difusão e fruição.
Ação 1 – Garantir os mecanismos de circulação de bens culturais desenvolvidos nas próprias Comunidades, assim como estimular as expressões artísticas nas suas diversas manifestações.
Meta 1 – Divulgar e fomentar as tecnologias que facilite a inclusão acessibilidade comunicacional na da produção, difusão, fruição e circulação das expressões, dos patrimônios, das linguagens e manifestações artísticas por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Meta 2 – Fomentar os mecanismos de circulação de bens culturais desenvolvidos nas Comunidades LGBTT e cigana, assim como estimular as expressões artísticas nas suas diversas manifestações.